Imprimir

Actividades realizadas:

Um grupo de alunos da USV deslocou-se á EB1 de Vagos com a intenção de motivar as crianças para participar na actividade “Os Fieizinhos”. Visitaram todas as turmas da EB1 de Vagos e apresentaram uma amostra de vivência, da tradição. Ao anoitecer, na véspera de Finados, várias crianças iam, de casa em casa, pedir os “Fieizinhos”. Faziam um pedido de ajuda para auxiliar as pessoas com mais necessidades e como era uma data que tocava a todos, as pessoas ajudavam mais.

A Universidade Sénior de Vagos acolheu uma sessão sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das dores nas costas. A palestra decorreu nas instalações da instituição. Esta iniciativa teve como objectivo sensibilizar a população para as dores nas costas, alertar para as suas consequências e ensinar formas de prevenção e tratamento.

A Universidade Sénior de vagos promoveu a “Hora do Conto”. Os alunos da USV disponibilizaram baús de leitura e parte do seu tempo às crianças do jardim-de-infância e do 1º ciclo.

Em 2010 a USV também celebrou o 10 aniversário de actividade. O programa contou com a abertura de uma exposição de fotografias sobre a USV. No auditório do NEVA houve uma conferência de Alfredo Pinheiro Marques sobre a vida e obra do infante D. Pedro e também houve Missa de Acção de Graças.

A turma da Universidade Sénior de Vagos juntou- se às crianças do conselho de vagos, para uma acção de sensibilização e preocupação com o Meio Ambiente, plantaram pinheiros nas áreas envolventes do edifício NEVA.

A Comissão Europeia declarou 2012 como o Ano Europeu do envelhecimento activo e da solidariedade entre gerações. O objectivo do Ano Europeu e facilitar a criação de uma cultura de envelhecimento activo na europa, baseada numa sociedade para todas as idades. A Universidade Sénior de Vagos quer promover o bem-estar psicossocial, bem como o combate ao isolamento social e promover o envelhecimento activo da população do nosso conselho. Esta iniciativa teve uma adesão crescente e incrementou a sua interacção com a comunidade.