A Universidade Sénior de Vagos iniciou a sua atividade em janeiro do ano 2000, tendo por base valores de inserção e participação social ativa da faixa mais idosa do concelho de Vagos, situada na sede do NEVA - Núcleo Empresarial de Vagos, que funcionava nos anexos da Escola João Grave, a Universidade Sénior nasceu de uma parceria entre o NEVA e a FEDRAV de Aveiro, iniciando as suas atividades com 12 alunos e tendo na altura o nome de "Estudos Gerais uma Universidade da Experiência". É ainda de referir que ao longo do seu percurso a Universidade Sénior de Vagos tem desenvolvido várias atividades nomeadamente, informática, inglês, pintura, teatro, dança, trabalhos manuais, música entre outras.

Na época escolar de 2002/2003 foi eleita uma comissão de alunos para gerir as suas atividades e passou a denominar-se CAUS Vagos (Comissão de Alunos da Universidade Sénior de Vagos).

Em 2005/2006 um grupo de alunos integrou uma nova atividade para animação das crianças das escolas e pré-escolas do concelho de Vagos, a "Hora do Conto" que se realizava semanalmente e que constava de música, leitura de uma história e interação com as crianças.

No ano letivo de 2007/2008 iniciou-se uma aula de expressão dramática que englobava dança e teatro, criando-se um intercâmbio com o Grupo Orfeu de Águeda.

Em 2008/2009 a Universidade Sénior de Vagos tornou-se associada da RUTIS - Rede de Universidades da 3ª Idade e no ano de 2009 foi construído pelos alunos um presépio segundo a técnica "Origami" na Praça da República em Vagos.

No ano letivo 2010/2011 teve início uma turma dedicada a formação musical que culminou com a criação da Tuna da Universidade Sénior de Vagos. A sua presença tem vindo a ser solicitada para animar festas e convívios a nível local e regional, principalmente IPSS e por outras instituições culturais e de solidariedade social, colaborando em atividades socioculturais da vila de Vagos, integrando a semana cultural e as festas do município.

Na época escolar de 2011/2012 foi elaborado e impresso pelos alunos da turma de turismo o "Mapa Turístico do Concelho de Vagos".

Atualmente a Universidade Sénior de Vagos mantém-se tendo por base os mesmos valores de início, promover a inserção e manter os mais idosos ativos.

Joomla Template: from JoomlaShack